Pontes são sempre planejadas em urbanizações e indispensáveis para a mobilidade em muitos lugares. Obstáculos naturais, como rios e vales, são superados por essas Obras de Arte Especiais (OAE) da construção civil.
As pontes existentes hoje são as mesmas utilizadas há séculos! Porém, com o avanço da tecnologia moderna, os designs e métodos de construção de pontes se expandiram. Projetos antes considerados impossíveis agora são realidade. Confira os principais tipos de pontes e seus métodos de construção:
- Viga
Esse tipo de ponte é o mais simples e barato. Consiste em uma viga horizontal atravessando dois pilares verticais. Desta forma, são utilizadas apenas para pequenas distâncias ou quando não será preciso suportar muito peso. Sua construção, geralmente, começa com a escavação para colocar os pilares, pois enterrá-los dá mais força à estrutura.
- Suspensão
Sua origem se deu em florestas e selvas, feitas com vinhas e trepadeiras. Agora, são feitas de cabos entre torres para suspender rodovias. Há duas formas: compressão ou tração. Na primeira, a força de compressão é exercida para baixo sobre a plataforma da ponte e transferida para as torres, que dissipam essa força diretamente sobre o solo em que são fixadas. Na segunda, os cabos de sustentação são esticados para suportar o peso da ponte e aguentar as forças de tração.
- Arco
É um dos prodígios da engenharia! Essa ponte pode ser projetada de forma que nenhuma de suas partes tenha que suportar a pressão. A força do arco consiste na sua habilidade de transmitir carga ao longo de sua curvatura até os suportes. Ela pode ser feita em arcos ou ter seus pilares em arcos. Esse tipo é feita desde a antiguidade e hoje são construídas com materiais dos mais tradicionais aos mais modernos.
- Treliças
Essa ponte tem a rodovia suportada por uma estrutura de escoras e suportes. As treliças, normalmente, têm formatos de triângulos para fortalecer a estrutura. Contam com cinco ou mais estruturas triangulares, construídas com elementos retos, cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. Os materiais mais utilizados são madeira ou metal e são muito comuns para prosseguir ferrovias.